16 de fev. de 2012

Benfica - Campeonato de Mockups

Depois de milhares de minutos sem postar nada, tô de volta! Chegamos ao 30° Campeonato na Federação dos Mockups. Nos que participei, consegui 2 vice-campeonatos (NY Cosmos e Cerezo Osaka), mas ultimamente não estou tendo os resultados esperados, por isso dessa vez resolvi dar uma caprichada boa nos kits, observando todas as críticas e elogios que me foram dados pra fazer o que eu considero uma das 5 melhores coleções que já fiz. Opinião minha, mas o que importa é a opinião de vocês.

O tema é o Sport Lisboa e Benfica, ou só Benfica mesmo. É um time que gosto, não tanto quanto outros clubes portugueses, mas eu acho um clube interessante pra se trabalhar. Dei uma boa pesquisada não só no clube, mas principalmente na cidade de Benfica, por isso denominei essa coleção de "Ladrilhos de Benfica", fazendo alusão a cidade e ao clube.

Vamos aos kits. A minha ideia era uma coleção que representasse tanto a cidade quanto o clube, pra tanto peguei como referência dois elementos, um de cada lugar: do clube veio a Águia Vitória, o mascote. Da cidade, os azulejos, ou ladrilhos se preferir.

 Para a home, para simbolizar essa união cidade-clube, usei no tecido uma padronagem que lembra os azulezos do centro histórico de Benfica. "Ok, mas os azulejos são não horizontal, por quê usá-los na diagonal?" Além de dar um toque mais moderno, pois não era a minha intenção criar um uniforme classudo, o clube não tem muita referência com o xadrez, por isso quis fugir um pouco disso. Na altura do peito, em marca d'água, a Águia Vitória em posição de caça, demonstrando a força do clube.
 Para a away preferi usar o preto. Já que eu quero fugir do estilo clássico, se usasse o branco fatalmente acabaria representando um kit inverso do primeiro, que era comum em uniformes dos anos 60-70. Nesse kit quis representar apenas o clube, tirando as características da cidade da camisa (ladrilhos). Com isso deixei só a águia, que usei em vermelho bem forte remetendo mais uma vez a força do clube.
Ué, uma camisa azul para o Benfica? O azul não é a cor do rival? Calma... vou explicar. Nas fachadas das casas históricas de Benfica, como já disse, os azulejos portugueses estão presentes e são famosos no mundo todo. A cor mais comum desses azulejos são o branco e o azul, certo? Se eu não usei branco na away, por que iria usar na third? Bom, daí veio a ideia do kit azul. Claro, azul e portugal sempre remetem ao Porto, por isso usei um azul mais claro, semelhante ao tom de azul dos azulejos. No tecido usei o mesmo padrão da home, porém em tamanho maior, como se a camisa fosse confeccionada com azulejos. Substituí o escudo para evitar de colocá-lo em azul por conta da rivalidade e usei em seu lugar a Águia Vitória. Logo abaixo da águia tem as iniciais do clube, e em suas extremidades dos asteriscos, ou duas estrelas, que representam os dois títulos europeus do clube. Já que essa é uma camisa alternativa para a Liga dos Campeões, usei os patchs da competição.

Gostaram? Não gostaram? Estão só de passagem? Comentem!

5 comentários:

  1. Muito bonitos cara.. grande adversário, mas não inimigo :) Sempre um crescendo com o outro, gostei muito. depois dá uma olhada e comentários no meu tbm.

    www.gforcesport.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ficaram muito bons, essa nova cara que veio com a reformulada q tu deu valoriza ainda mais a tua linha clássica, que ao lado de mockupeiros do mesmo estilo, admiro bastante. Isso só agregou mais qualidade ao teu trabalho, e logo conseguirá alcançar o título. Só não me convenci com a Third todo azul, talvez falte uma cor para dar um contraste.

    www.williankit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Em Portugal a rivalidade é séria. Não aceitaria uma third azul e não adianta o papo de outro tom, pois o Porto pode muito bem lançar uma camisa com essas cores. Acho que só vacilou na third.

    De resto, muito bom.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. gostei, mas acho que não foi muito feliz na third. mas tirando ela ficaram impecáveis parabéns

    ResponderExcluir