18 de dez. de 2013

AS Monaco FC

Salve galera! Hora de postar um trabalho que tava parado no meu computador há um bom tempo. O time é o milionário Monaco, da França, clube do artilheiro colombiano Falcão Garcia.
A minha ideia é dar uma cara mais moderna ao clube francês, mas sem abrir mão do estilo do uniforme. O home kit tem pequenos detalhes nas mangas, gola e costas em preto. Já o away kit usa um formato que o clube nunca usou: mantive a divisão diagonal, porém na altura do tórax.


Comentem!

16 de dez. de 2013

Botafogo: Chutes para 2014

 Salve galera! Como sempre faço todos os anos, aqui vão as minhas ideias para o que possa ser a camisa do Botafogo para 2014, ano de Libertadores. Usei como base a camisa alternativa da Itália que vazou para a disputa da Copa do Mundo no Brasil ano que vem. 




Comentem!

2ª Fase do Torneio Koost Sports de Design Esportivo


Salve galera! O nosso torneio de design esportivo chega a segunda fase e caso você queira descobrir quem foram os classificados, basta ir a nossa fan page.

Saímos da Itália e viajamos rumo ao norte em direção a terra do chopp e do chucrute, mais precisamente para a cidade de Leverkusen, onde trabalharemos com o Bayer que leva o nome da cidade.

"O Bayer 04 Leverkusen passou para a próxima fase da Uefa Champions League 13/14, onde enfrentará o milionário Paris Saint-Germain, decidindo o jogo na casa dos adversários. A diretoria de marketing do clube contatou a empresa alemã Adidas, fornecedora de material esportivo do clube, dizendo que tinha um projeto de marketing com o objetivo final de fazer com que a torcida do clube “invada” o estádio Parc des Princes no jogo decisivo, não importando o resultado do primeiro jogo. Segue um trecho do e-mail enviado pelo clube:
“[...] a ideia era criar um uniforme para o torcedor, mas que seria usado pelo clube nessa partida e eventualmente no resto da competição. Caso o clube surpreenda as expectativas, o uniforme poderia se tornar histórico para o clube algum dia. Os jogadores seriam os super-herois que levariam o clube às glórias ou a uma honrada disputa em campo. [...]”
Sendo assim, a Adidas resolveu lhe contratar para que crie duas camisas, uma de goleiro e uma para os jogadores de linha, seguindo as especificações abaixo:
         A)     Uniforme de linha
1 – Como será uma camisa que vai ser usada na partida fora de casa contra o Paris Saint-Germain, ela deve ter um tom de cor predominante que não se confunda com o azul marinho do uniforme do time adversário;
2 – “Não devemos viver do passado”. A ideia é criar um uniforme que possa vir a ser histórico para o clube algum dia. Portanto, não deve ser um uniforme que faça referência direta a qualquer outra camisa histórica do clube, ou seja, a inspiração não deve vir de um uniforme que marcou a conquista de um título ou uma era gloriosa do clube. Eventualmente, qualquer outro uniforme antigo do clube que não se encaixe nesse perfil pode vir a ser usado como base;
3 – A camisa deve seguir os padrões Adidas: As três listras devem estar presentes nas mangas, seja em cores diferentes ou na mesma cor predominante da camisa, respeitando apenas o espaço para os patchs. Como é um uniforme único, a empresa te deu liberdade de criação: você pode optar tanto por usar um template atual da marca (da última temporada ou os que serão usados na Copa do Mundo) ou pode criar um novo, desde que o mesmo respeite os cortes padrões da Adidas. A tipografia (nome + número) pode ser a usada pelo clube atualmente, a nova fonte da Adidas para a Copa do Mundo ou uma criada exclusivamente para a ocasião.
4 – O desenho deve ser exatamente como será a camisa de jogo: deve ter os patchs atuais da Champions League (assim como o patch da Uefa Respect), patrocinador atual do clube usado na competição e também um Match Day, inscrição estampada pelo clube na camisa informando a partida, dia e estádio que ela será disputada. A arte do Match Day é livre, bem como sua posição, desde que fique na altura do tórax;
5 – “Criatividade conta ponto”. A camisa não deve fugir da ideia da diretoria do clube no trecho do e-mail descrito acima. A camisa deve encaixar também na estratégia de marketing de fazer com que os torcedores “invadam” o estádio do PSG.
          B)      Uniforme do goleiro
1 – O uniforme deve ser de cor predominante diferente da que você escolheu para o uniforme de linha, da cor do uniforme do PSG (azul marinho), da cor do uniforme da arbitragem (amarelo) e da cor do uniforme de goleiro do PSG (verde);
2 – Segue as mesmas regras do uniforme de linha quanto ao modelo usado: pode ser tanto um oficial da Adidas quanto um modelo novo. Também deve ter as mesmas características descritas no item 4 do uniforme de linha;
3 – O clube quer que os jogadores sejam lembrados como herois e, como sabemos bem, o goleiro pode vir a ser um desses salvadores do clube. Por isso o uniforme também deve seguir as mesmas características que você criou para o uniforme de linha."

As regras são as mesmas da primeira fase. Os desenhos devem ser enviados até o dia 19/01/2014 para o meu e-mail pessoal (thiago_dbf@hotmail.com) ou para a nossa fan page no Facebook. Os 4 melhores classificados avançam a próxima fase. Boa sorte!



13 de dez. de 2013

UC Sampdoria

Salve galera! Hoje é dia de desafio e dia de experiência com a Sampdoria, time tradicional italiano que tem um dos mais belos uniformes do mundo. 
Há muito tempo eu queria tentar umas ideias diferentes na camisa da Sampdoria, já que o uniforme tem essa mesma disposição desde o início do clube (e que continue assim), porém sempre mantendo a mesma disposição de listras. O tom de azul escolhido para os dois uniformes foi um mais desgastado, remetendo aos antigos uniformes do clube. Pois bem, no home kit não mexi em nada mesmo, pois é até pecado fazer isso. O escudo do clube foi para a manga, fazendo referência ao uniforme de 1992, quando o clube chegou a final da Champions League (perdendo para o Barcelona na final). 



A inovação que eu queria ficou para o away kit. Volta e meia a Kappa, atual fornecedora do clube, tenta dar uma cara nova ao uniforme do clube, ora com as faixas horizontais continuando nas costas, ora colocando ela na diagonal. Pois bem, eu resolvi usar uma disposição (acho eu) ainda não usada pelo clube: aumentei o tamanho das faixas azuis, de forma que o patrocinador caiba dentro delas, dando a impressão de que a combinação inteira de faixas foi "ampliada". 


É isso aí. Comentem o que acharam da ideia.

10 de dez. de 2013

SA Rugby Union, ou Springboks

Salve galera! Hoje apresento a vocês a minha primeira aventura pelo mundo do rugby, um esporte que estou aprendendo a gostar. Surgiu a oportunidade de participar de um combate na Federação sobre os Springboks, seleção de rugby da África do Sul. Pois bem, o pouco que eu entendo de rugby ajudou um pouco, mas provavelmente errei em muitas coisas, portanto qualquer comentário que venha a me ajudar agradeço :)

O home kit vem nas cores tradicionais dos Springboks. Adicionei detalhes em branco pra quebrar um pouco o domínio do verde/amarelo. O tecido vem com estampas de tecidos de roupas africanas.


O away kit vem em branco com uma faixa assimétrica na altura do peito com as cores do time espalhadas em faixas menores.


Em homenagem a Nelson Mandela, símbolo da luta contra o Apartheid na África do Sul, resolvi criar um uniforme especial que representa tudo o que o líder pregava: o fim da discriminação e a igualdade. O uniforme vem todo dividido em preto e branco, inclusive nos meiões. Detalhes em amarelo completam o uniforme.


Gostaram? Errei feio em algum lugar? Comentem!

9 de dez. de 2013

Torneio Koost Sports - UCL Third Kit Napoli

Salve galera! Está finalmente lançada a primeira fase do Torneio Koost Sports de Design Esportivo, cujo tema é o Napoli, da cidade homônima da Itália. Como disse no último post sobre o torneio, teríamos 12 participantes nessa primeira fase, onde passariam 8. Pois bem, até o fim do prazo do torneio apenas 9 enviaram a tempo, mas as regras se mantêm e 8 passarão, portanto teremos apenas um eliminado nessa fase.


REGRAS DE VOTAÇÃO:
A votação é obrigatória para todos os participantes e facultativa para quem não participa. A votação segue os moldes da Federação dos Mockups: Todos os que votam devem enviar uma lista com seu nome e as coleções que mais gostaram em ordem (do 1º ao 9º lugar) para o meu e-mail pessoal (thiago_dbf@hotmail.com) ou para a caixa de mensagens da fan page da Koost Sports no Facebook. Os participantes do torneio não devem se incluir na lista, devendo identificar o número de seu trabalho no e-mail. O prazo para o envio dos votos vai até o dia 15 de dezembro de 2013 (próximo domingo).

PONTUAÇÃO:
Ao fim do prazo de votação, será divulgada a pontuação de cada kit e o último será eliminado. Cada voto enviado somará um dado número de pontos para cada trabalho, que será distribuído dessa maneira:
9º lugar: 1 ponto;
8º lugar: 2 pontos;
7º lugar: 3 pontos;
6º lugar: 5 pontos;
5º lugar: 6 pontos;
4º lugar: 8 pontos;
3º lugar: 10 pontos;
2º lugar: 12 pontos;
1º lugar: 15 pontos.

Essa pontuação surtirá efeito na próxima fase, onde os 4 primeiros colocados já começam com 5 pontos cada e os 4 últimos com 3 pontos cada.

UNIFORMES:
Os participantes criaram seus uniformes com base nas regras impostas pelo torneio. 

KIT 1: CLÁUDIO CRUZ

 KIT 2: GUILHERME MILANI

KIT 3: JUCELINO LOPES

 KIT 4: JÚNIOR ROCHA

KIT 5: MARCEL MONTEIRO

KIT 6: MATHEUS LIRA

KIT 7: MATTEUS DE CARVALHO MOUTA

KIT 8: ROSCELLINO NETO

KIT 9: YURI SANTOS

Por enquanto é só. Hora de votar e ver quem passa para a próxima fase!