15 de fev. de 2014

Fase final do Torneio Koost Sports!


Salve galera! Finalmente está aberta a 3ª e última fase do Torneio Koost Sports de Design Esportivo. Sim, tive que reduzir o tamanho do tempo do torneio pois vou precisar focar em outros assuntos, fora o fato de que pretendo fazer a 2ª edição bem maior que essa, de preferência para terminar esse ano. Sem mais delongas, vamos informar o resultado da 2ª fase e, como prometido, os comentários de quem votou:

1º Lugar: Cláudio Cruz - 83 pontos
2º Lugar: Roscellino Neto - 79 pontos
3º Lugar: Júnior Rocha - 75 pontos
4º Lugar: Yuri Santos - 42 pontos
Desclassificado: Gui Milani, por desobedecer a regra 1 do uniforme do goleiro: "1 – O uniforme deve ser de cor predominante diferente da que você escolheu para o uniforme de linha, da cor do uniforme do PSG (azul marinho), da cor do uniforme da arbitragem (amarelo) e da cor do uniforme de goleiro do PSG (verde);"

Comentários:
Yuri Santos: "Eu achei os tres primeiros com os melhores kit da competição, eu escolhi o Claudio como primeiro pois pra min foi o kit mais completo, os segundo e terceiro colocado pra min faltou algo para supera-lo. O Gui fez os kits muitos simples e pra min não chegou a altura dos primeiros."

Roscellino Neto: "1º- Coleção 03 - Não curti tanto o efeito da camisa home, fica em primeiro pela GK.
2º- Coleção 01 - Achei exagerado o uso do dourado no home, caiu um pouco na avaliação por isso.
3º- Coleção 02 - Achei muito simples, não me lembra muito a adidas.
4º- Coleção 05 - Não curti esses, acho que poderia ter trabalhado um pouco mais neles."   

Gui Milani: "Coleção #1: Cláudio mandando muito bem, adoro a combinação vermelho e dourado
Coleção #4: Adorei as coleções do RN, porém o que definiu a posição da coleção, foi a GK, achei que ele pecou um pouco nessa camisa
Coleção #3: Junior, levou bem a sério a questão do sangue, mas a camisa Rosa não me impressionou também...
Coleção #5: Achei muito fracas, as duas camisas, faltou mais detalhes que chamassem a atenção!!!"

Júnior Rocha: "1º Lugar - Kit do 4#Roscellino Neto, Design lindo, inovador, fugiu do comum. 
2º Lugar - Kit 1#Cláudio Cruz, Utilizou bem o dourado, e não cometeu erros no GK. Ainda assim insisto para mais ousadia.
3º Lugar - Kit 5#Yuri Santos, Curti o detalhe da caveira, deu muita originalidade ao kit.
4 º Lugar - Kit 2#Gui Milani, Seus cortes ficaram muito quadrados e repetitivos. Além disso, você desrespeitou a regra 1 do Kit de Goleiro: "1 – O uniforme deve ser de cor predominante diferente da que você escolheu para o uniforme de linha, da cor do uniforme do PSG (azul marinho), da cor do uniforme da arbitragem (amarelo) e da cor do uniforme de goleiro do PSG (verde);"

Cláudio Cruz: "1º Classificado - KIT 4: ROSCELLINO NETO - Kits com cortes e cara da adidas, inovou o bastante e criou algo de inesperado que me surpreendeu bastante. Boas cores, excelentes grafismos, não pecou em nada.
2º Classificado - KIT 3: JÚNIOR ROCHA - Perdeu a cabeça e não muito bem no meu ponto de vista, entendo que tenha criado algo diferente e com uma história por trás, mas o kit home não me agradou muito, já o GK está de outro mundo.
3º Classificado - KIT 2: GUILHERME MILANI - Tudo bom e certinho aqui, gostei de ambos os kits mas para mim perdeu pelo facto de ter feito a GK verde, quando uma das regras pedia para que o kit GK não não chocasse com o verde do GK do PSG... 
4º Classificado - KIT 5: YURI SANTOS - Boas camisas, mas ficou um bocado distanciado da qualidade demonstrada pelos demais, gostei do grafismo na camisa preta (?) mas penso que iria chocar com as cores do kit azul escuro do PSG"

Felipe Simonetti: "1º lugar - Coleção 3 (Júnior Rocha) - Foi o mais criativo e que mais entrou no espírito da grande batalha que será o jogo contra o PSG. A camisa de jogo demonstra que os jogadores terão que dar o sangue na verdadeira batalha e a de goleiro une a torcida com o time.
2º lugar - Coleção 1 (Cláudio Cruz) - Produção perfeita. A de jogo tem um ar especial devido aos detalhes 
dourados, já a de goleiro não chamou atenção, apenas uma camisa de goleiro.
3º lugar - Coleção 4 (Roscellino Neto) - Design e produção fantásticos, mas não vi nada de especial na 
camisa que identifique com a ação especial promovida pelo tema do campeonato.
4º lugar - Coleção 2 (Gui Milani) - Produção razoável com um design razoável. Não me agradou nem me 
desagradou. Ficou na média.
5º lugar - Coleção 5 (Yuri Santos) - Até que ficaram criativas, mas a produção não é interessante. Acamisa 
de jogo mistura muitos elementos e deixa o kit bagunçado, já a de goleiro é bem interessante com a caveira, 
mas a produção fraca e o não uso de template próprio o fez perder pontos em meu conceito. Entretanto, 
vale investir, que tem futuro! "


Aos 4 finalistas desejo boa sorte nessa fase final, que vai exigir bastante pesquisa e criatividade, até porque essa fase final vai exigir muita criatividade e pesquisa dos participantes. Como os mais espertos já devem ter percebido, o tema será a seleção da Bósnia, que vai estrear em copas do mundo e a única que ainda não tem uniforme nem fornecedor definido.

Nessa fase final o trabalho será triplicado, portanto atenção as regras da fase:

"A seleção Bósnia estreia em copas do mundo, isso já está definido, o que não está é a vestimenta dos jogadores. Várias marcas brigam pelo direito de vestir a seleção, e cada uma delas contratou vocês pelos belos trabalhos apresentados para o Napoli e Bayer Leverkusen. A ideia é convencer a federação de futebol do país a fechar contrato com a fornecedora a qual você representa. Para tanto, vamos aos participantes e suas respectivas fornecedoras:

Cláudio Cruz: Under Armour
Roscellino Neto: Mizuno
Júnior Rocha: Warrior
Yuri Santos: Diadora

Segundo o pedido para avaliação imposto pela Federação Bósnia de Futebol, cada uma das marcas deve apresentar:

1 - Uniforme titular;
2 - Uniforme reserva;
3 - Uniforme de goleiro;
4 - Uniforme de treino;
5 - Camisa Pré-Match;
6 - Cartaz de apresentação dos uniformes.

Seguem abaixo as instruções para cada uniforme:

"1 - Uniforme titular:
1.1 - O uniforme deve ter camisa (frente e verso) de cor predominante branca (obrigatório), além de short e meiões brancos (opcional);
1.2 - A camisa deve ter o escudo oficial da seleção de futebol, bem como os respectivos patchs da copa em questão (patch da copa 2014 + patch "Football for Hope" da Fifa) e tipografia (nome + número) em azul;

2 - Uniforme reserva:
2.1 - O uniforme deve ter camisa (frente e verso) de cor predominante azul (obrigatório), além de short e meiões azuis (opcional);
2.2 - A camisa deve ter o escudo oficial da seleção de futebol, bem como os respectivos patchs da copa em questão (patch da copa 2014 + patch "Football for Hope" da Fifa) e tipografia (nome + número) em branco;
2.3 - O tom de azul a ser usado fica a critério do designer;

3 - Uniforme de goleiro:
3.1 - O uniforme deve ter camisa (frente e verso) de cor predominante amarela (obrigatório), além de short e meiões amarelos (opcional);
3.2 - A camisa deve ter o escudo oficial da seleção de futebol, bem como os respectivos patchs da copa em questão (patch da copa 2014 + patch "Football for Hope" da Fifa);
3.3 - A cor secundária do uniforme fica a critério do designer, desde que não destoe demais das cores comumente usadas pelo país.

4 - Uniforme de treino:
4.1 - O uniforme de treino deve ter camisa (frente e verso obrigatório), short e meiões (opcional);
4.2 - Todo o design do uniforme de treino fica a cargo da empresa, obviamente que as cores não devem destoar excessivamente das comumente usadas pelo país.
4.3 - Caso o fabricante deseje, o uniforme pode ser sem as mangas, devido ao calor. Esse detalhe não é obrigatório.

5 - Camisa Pré-Match:
5.1 - A camisa pré-match deve fazer alusão ao país, seja um ponto turístico, brasão de armas ou outra coisa que o designer desejar;
5.2 - As cores não devem destoar excessivamente das que o país utiliza.

6 - Cartaz de apresentação dos uniformes:
6.1 - O cartaz deve ser enviado com o tamanho de 1400 x 800;
6.2 - Nele deve ser feito um anúncio da nova fornecedora da seleção Bósnia, de arte livre do designer;
6.3 - O cartaz NÃO DEVE apresentar o uniforme por completo da seleção. Porém, a empresa pode apresentar partes da camisa, dicas de como é a camisa, ou simplesmente uma arte sem ligação com o uniforme, desde que apresente a empresa como fornecedora da seleção;
6.4 - O cartaz deve conter obrigatoriamente o logo da empresa e o escudo da Federação Bósnia de Futebol."

A instrução em comum para os designers das quatro empresas é que deve-se criar um novo template para a fornecedora, ou seja, NÃO É PERMITIDO USAR TEMPLATES EXISTENTES DA MARCA, EM NENHUM MODELO.


O prazo de envio vai até o dia 23 de março (domingo), às 23:59, impreterivelmente. Deverá ser enviado junto um texto explicativo sobre cada um dos desenhos para o meu e-mail pessoal (thiago_dbf@hotmail.com) ou para a FanPage da Koost Sports do Facebook.


A votação nessa fase será um pouco diferente. Os participantes não irão votar dessa vez, e sim convidados. O voto será distribuído em 6 quesitos, e cada um terão votos entre 5 e 10 pontos:

1 - Originalidade: O quanto o participante consegue ter ideias originais dentro das regras;

2 - Coerência com a marca: O quanto o participante seguiu o estilo da marca, mesmo tendo que criar algo novo;

3 - Beleza: O quanto o uniforme ficou visualmente bonito;

4 - Pesquisa: O quanto o designer pesquisou sobre o país e a seleção de futebol;

5 - Disposição dos elementos: Se cada um dos elementos do uniforme está em seu local correto, sem que atrapalhe a visualização de cada um ou se a posição dos mesmos não prejudica o resultado final do uniforme;

6 - Arte do cartaz: O quanto a arte elaborada pelo designer agrada aos olhos e se está coerente com o país e o uniforme.

Haverá também um quesito-mor: o Conjunto da Obra, que terá votos entre 10 e 20 pontos. 

Mais detalhes sobre a votação e quem serão os jurados ao término do prazo de envio.


Boa sorte aos finalistas!

Um comentário: